sexta, 07 de maio de 2021 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
05/02/2021

Visite a Biblioteca José Augusto de Brito

Quem passa na frente da Câmara Municipal, às vezes nem imagina que ao seu lado fica localizado um local de conhecimento, propiciador da leitura, o acervo da Biblioteca Escritor José Augusto de Brito.

Inaugurado em dezembro de 2018, na gestão do Vereador presidente Landoaldo Cesar da Silva (Lando). A Biblioteca fica localizada ao lado do prédio da Câmara Municipal e homenageia o Escritor Pilarense José Augusto de Brito

José Augusto nasceu na cidade de Pilar-PB em 01 de agosto de 1919 e faleceu em 2010, na cidade de João Pessoa, capital paraibana, com os seus 91 anos de idade.

Augusto Brito, foi Prefeito por dois mandatos e presidiu como vereador a Casa de Pe. Antônio Pereira na sua cidade natal. Professor, poeta, cronista, escritor, jornalista, historiador, deixou um rico legado, chegando ainda a publicar 7 livros, dentre os quais, dedicou algumas de suas obras a falar sobre fatos acontecidos na cidade de Pilar.

“José Augusto de Brito, escreve crônicas que fizeram a história da cidade que o fez viver e construir um futuro de emoções, tristezas e alegrias. O próprio autor, sentiu as experiências de um povo sofrido, mas que sempre batalhou pelo engrandecimento de Pilar”

Sendo assim, o vereador Lando no ano de 2018 inaugura a Biblioteca em sua homenagem.

INFORMAÇÕES GERAIS

A Biblioteca é aberta de segunda a sexta-feira das 8h às 12h. Seu acervo é composto por livros diversos, mas com destaque para os escritores locais, a exemplo de: Antônio Costa, Frederico Lima, Augusto Brito, Lita Paiva, Gilberto de Freitas, Rafael Vasconcelos, dentre outros.

A Biblioteca tem como visão atender a toda a comunidade, inclusive escolas, porém, este processo está em fase de planejamento, visando aumentar o acervo do local, assim como também os serviços oferecidos.

A Biblioteca ainda, permite, por meio do serviço de consulta e empréstimos, que a comunidade possa conhecer e ler de forma gratuita os livros dos nossos escritores locais. Para além destes serviços, a Biblioteca vem se adaptando para promover diversas atividades dirigidas a todos os segmentos de públicos, tornando-se mais atual e atrativa. A título de exemplo, nos referimos ao espaço Kids, diversas oficinas, consulta online, dentre outros.

Assim, a Biblioteca pretende reinventar-se, adaptar procedimentos e processos para proporcionar não somente conforto, mas também onde se possa oferecer outras ações neste espaço físico, público e que de alguma forma beneficie nossa comunidade.

Mesmo diante das dificuldades encontradas para se combater a Covid-19 e, sobretudo, evitar sua transmissão, assim que possível, VISITE A BIBLIOTECA, FICAREMOS FELIZES EM RECEBÊ-LOS, pegue um livro para ler, a leitura traz paz!

+ Cultura