terça, 22 de junho de 2021 | TRANSPARÊNCIA FISCAL | E-SIC |
14/04/2021

CÂMARA MUNICIPAL DE PILAR-Casa de Padre Antônio Pereira RESUMÃO DA 2ª SESSÃO ORDINÁRIA-2021

Na noite do dia (12/04) aconteceu a 2ª Sessão Ordinária do ano corrente, sessão esta, realizada de forma remota e transmitida pelo facebook da Câmara Municipal.


Na noite do dia (12/04) aconteceu a 2ª Sessão Ordinária do ano corrente, sessão esta, realizada de forma remota e transmitida pelo facebook da Câmara Municipal.

Estiveram presentes os 9 vereadores desta Casa Legislativa e a sessão foi conduzida pelo Presidente da Casa. A Pauta do dia contou com a leitura e aprovação da Ata da Sessão anterior, leitura e correspondências recebidas: Requerimentos e  Projetos de Lei.

Por unanimidade foi garantida a aprovação dos seguintes requerimentos:

Requerimento 014/2021 do Vereador José Jonas- TROCA DAS CASAS DE TAIPA existentes no município  por  TIJOLOS DE ALVENARIA.

Em JUSTIFICATIVA no Plenário o vereador explica  ser de extrema necessidade  a criação de um projeto que contemple as famílias carentes do nosso município.

“... é uma necessidade muito grande nos tempos que nós vivemos em um cidade como Pilar ainda existirem muitas casas de Taipa... ando sempre pelas periferias e vejo ser de extrema necessidade a criação de um projeto para que seja resolvida esta situação” (Vereador Jonas)

Requerimento 015/2021 do Vereador José Jonas- CONSTRUÇÃO DO CALÇAMENTO incluindo uma PRAÇA ao redor do Monumento Nossa Senhora da Conceição

Neste requerimento, o Vereador  mencionou o Alto da Conceição como importante Ponto Turístico do nosso município, enfatizando a importância do turismo Religioso para movimentar a economia local.

“ Este requerimento é muito importante, pois temos o Alto da Conceição como um Ponto Turístico... peço a vocês e ao Prefeito que se interesse pois vai chamar atenção até para as cidades vizinhas” (Vereador Jonas)

Requerimento 013/2021 do Vereador José Alberto (Duda Veneno) -  LIXEIRAS PADRONIZADAS em toda cidade

Neste requerimento, mesmo sabendo que na cidade existe a coleta de lixo, o Vereador Duda Veneno, destacou a importância de distribuir, em pontos estratégicos da nossa cidade, lixeiras padronizadas, com intuito de contribuir com uma cidade mais limpa e sustentável, o vereador enfatizou ainda, a importância das pessoas se conscientizarem com a manutenção do meio ambiente.  

Requerimento 018/2021 do Vereador Reginaldo Targino (Rossi)- CONSTRUÇÃO DE CALÇAMENTO na Rua paralela (ao lado) ao colégio Maria Tereza da Conceição no DISTRITO DE CURIMATAÚ

Requerimento 019/2021 Vereador Reginaldo Targino (Rossi)- CONSTRUÇÃO DO CALÇAMENTO DA RUA PROJETADA (conhecida como Rua da Macumba-Serventia)

Requerimento 020/2021- Vereador Reginaldo Targino (Rossi)- CONSTRUÇÃO DO CALÇEMENTO DA RUA PROJETADA (Conhecida como Rua de Maria cansada-Serventia)

Requerimento 021/2021- Vereador Reginaldo Targino (Rossi)- CONSTRUÇÃO DO CALÇAMENTO DA RUA PROJETADA (conhecida como Rua de Nau-Serventia)

Nos 4 requerimentos apresentados, o Vereador Rossi, solicitou a construção do Calçamentos de Ruas, que acredita ser de extrema necessidade para os moradores residentes da localidade, contando assim, com a aprovação dos colegas e pedindo o apoio do Prefeito Constitucional da cidade.  

Requerimento 016/2021-Vereador Edmilson Marques- PERMANÊNCIA DAS SESSÕES DESTA CASA, mesmo que de forma remota durante o período de pandemia que assola o nosso País.

Neste requerimento o Vereador Edmilson solicita a continuação dos trabalhos legislativos, mesmo que em tempos pandêmicos , que a casa permaneça se reunindo de forma remota, garantindo o exercício da função legislativa.

Requerimento 022/2021- Vereador Edmilson Marques-MOUÇÃO DE APLAUSOS DESTINADAS A TODOS OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE que estão na linha de frente pelo combate ao Covid-19 em nossa cidade.

O vereador solicita a Casa  Legislativa que seja feita uma homenagem a todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate a Covid-19, expondo suas vidas e lutando para que consigamos vencer esta pandemia.

“...oferecer essa singela homenagem aos nossos profissionais de saúde, num momento tão difícil que nós vivemos com a pandemia... o profissional de saúde é aquele que está de frente, muitas vezes deixa os seus lares, suas famílias e nem sabe se vai voltar pra casa...” (Vereador Edmilson)

Requerimento 023/2021- Vereador Edmilson Marques- CONSTRUÇÃO DE UMA PASSAGEM MOLHADA NO SÍTIO PARAIBINHA, nas proximidades da lateral da ponte de que dar acesso a diversas casas de cidadãos Pilarenses no Sítio Barra.

O vereador explica que “Este requerimento é muito importante, pois a localidade tem muitas famílias e no período de chuva, fica alagado, então cabe a construção de uma passagem que facilite a vida daquelas pessoas , até mesmo na hora de transportar um enfermo, elas sentem muitas dificuldades...” (Vereador Edmilson)

Em seguida, foi feito a leitura dos Projetos de lei para serem votados na Sessão Seguinte, três deles solicitados pela Prefeitura, são eles:

Projeto de Lei 003/2021- Prefeito Municipal José Benício- PROJETO MORADIA DIGNA- refere-se a promoção e/ou reconstrução de moradias para pessoas carentes deste município.

Projeto de Lei 004/2021- Prefeito Municipal José Benício- AUTORIZAÇÃO PARA A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL, considerando a execução das ações previstas no Projeto Moradia Digna.

Projeto de Lei 005/2021- Prefeito Municipal José Benício de Araújo- REVISÃO E ATUALIZAÇÃO DA LEI DE CRIAÇÃO DO FUNDEB- alterando as Leis Municipais 401/2009 e 488/2015, com fundamento na Lei Federal  Nº 14.133 de 25 de Dezembro de 2020 que prevê otimizar as atribuições do conselho e valorização dos profissionais da Educação Básica.

O vereador Edmilson Marques também apresentou um Projeto de Lei 002/2021, que estabeleça as Igrejas e templos de qualquer seguimentos religiosos como atividades essenciais no Município de Pilar.

O Projeto de Lei 001/2021, apresentado pelo Vereador Landoaldo que dispõe sobre a apreensão, registro e cadastramento de animais de grande porte soltos nas vias e logradouros públicos, que seria votado nesta sessão, também foi remanejado para votação na sessão seguinte.

Logo após, deu-se início o Grande expediente, onde os vereadores fizeram uso da palavra e trataram de assuntos de livre escolha, a vereadora Berta Alves, por exemplo, falou sobre a vacinação do nosso município e ao transporte destinado as pessoas que são levadas para outro município, enfatizando, sobretudo, a questão do horário. O vereador Rodolfo, por sua vez, destacou a importância desta Casa Legislativa trabalhar em união... Vocês podem acompanhar o pronunciamento de TODOS os parlamentares revendo o vídeo COMPLETO no facebook/CamaraPilar2021.

Logo após, o Vereador Presidente Alberto Alves (Duda Veneno) fez uso da palavra, agradecendo os presentes e ao público online, dando por encerrada a sessão. 




+ Política


© Câmara Municipal de Pilar/PB - 2018, Todos os direitos reservados