07/12/2021

SESSÃO TEMÁTICA ESPECIAL EM HOMENAGEM AO ESCRITOR PILARENSE JOSÉ LINS DO REGO.

Câmara Municipal de Pilar realiza sessão especial em homenagem ao filho mais ilustres da cidade de Pilar, José Lins do Rego.

“O Engenho Corredor foi a minha grande fonte literária. Lembrando-me dele fui escritor, contando a sua história escrevi os meus romances, fiz viver criaturas (José Lins do Rego)

Na noite da última segunda-feira (06/12), foi realizada na Casa de Padre Antônio Pereira a Sessão Temática Especial em Homenagem ao Escritor Pilarense, nosso filho mais ilustre, José Lins do Rego, em alusão aos 120 anos de seu nascimento. Propositura, esta que foi acolhida pelo presidente da casa e de autoria do Vereador Landoaldo Cesar, aprovada por unanimidade em plenário.

A solenidade, foi conduzida em forma de cerimonial e contou a presença do Vereador Presidente José Alberto, Vereadora Berta Alves, Vereador Landoaldo César, propositor da Sessão Especial, Vereador José Jonas e Vereador Reginaldo Targino, autoridades municipais, como o Prefeito José Benício, Vice-Prefeita Drª Patrícia Farias, Secretária de Educação Rejane Barros, Secretária Adjunta de Saúde Aline Bianchi, Secretária de Administração e Finanças Conceição Paiva, Chefe de Gabinete Landoaldo César, contamos ainda com a presença do Sub- Procurador Geral da República Drº Eitel Santiago e o Seu filho ex-vereador de João Pessoa e tabelião nesta cidade Lucas Brito, escritores locais a exemplo do Poeta Antônio Costa, Rafael Vasconcelos, Evânio Teixeira e Pastor Ramos, advogado desta casa Felipe Salles, Secretária Executiva de Cultura e Turismo Ivania Miranda, Conselheiro Estadual de Políticas Culturais e Presidente da Fundação Menino de Engenho Adriano Gomes, professores, diretores, conselheiros e todo o público em geral.
Na ocasião, O Hino Oficial de Pilar foi interpretado pelo músico que colocou a melodia de sua letra, o Srº José Cosme de Souza.
Em seguida, O vereador, Landoaldo Cesar, autor da propositura, saldou a todos os presentes, estendendo sua gratidão por este ato festivo, destacamos também a fala do Prefeito José Benício Araújo Neto, que também estava presente no recinto e fez uso da palavra enfatizando todo o seu reconhecimento e gratidão por esta homenagem.
O Poeta Antonio Costa e Evanio Texeira, filhos desta terra, nos deram honra de seus pronunciamentos e recitaram alguns de seus poemas, motivo de muito orgulho e gratidão.
O Dr. Eitel Santiago, palestrante da noite, homem sábio, nos deixou uma verdadeira aula de conhecimento.
Foi uma noite memorável, José Lins do Rego Cavalcanti, (Zé Lins) , nasceu em 03 de junho de 1901 no Engenho Corredor município de Pilar Estado da Paraíba, Zé Lins foi romancista, jornalista, cronista... membro da Academia Brasileira de Letras, foi lido e conhecido pelo mundo inteiro, como romancista alavancou o nome da cidade de Pilar, levando o nome da sua cidade para uma escala de cenário mundial.
Uma homenagem mais do que justa a este grande paraibano da cidade de Pilar!
_______________________________________________________________________
Câmara Municipal de Pilar
Compromisso e transparência com você

+ Cultura