PILAR OFICIAL

História do Município

Introdução

Pilar é um município brasileiro do estado da Paraíba, localizado na Região Geográfica Imediata de João Pessoa. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010 sua população era estimada em 11.191 habitantes. Área territorial de 102 km².

Antiga aldeia de índios Cariris e Coremas, é a terra natal do escritor José Lins do Rêgo e do poeta José Augusto de Brito.

História

Recebeu status de vila em 14 de setembro de 1758, sendo extinta em 1881, reativada em 1885. O povoamento do atual Município foi iniciado em fins do século XVII, encontrando ali os holandeses, em 1630, fazendas de criação de gado. Em 1670, Jesuítas, acompanhados pelos índios Cariris, fundaram um colégio. Em torno do mesmo, formou-se o povoado, cuja população era constituída principalmente de garimpeiros, que para ali se deslocavam em busca do ouro existente. Em 1758, o Governo da Metrópole, sentindo a falta de braços para a lavoura, determinou a suspensão da indústria aurífera, transformando-se, então, a cana-de-açúcar, na principal atividade econômica da região. A produção de açucareira trouxe grande prestígio para Pilar, em virtude dos inúmeros engenhos distribuídos pelas várzeas e baixios do território, tanto que, em 1859, teve a honra de receber a visita do Imperador D. Pedro II, hospedado no solar do Barão de Maraú, onde recebeu grandes homenagens.

Geografia

Dados do Departamento de Ciências Atmosféricas, da Universidade Federal de Campina Grande, mostram que Pilar apresenta um clima com média pluviométrica anual de 903,0 mm[6] e temperatura média anual de 25,7 °C.[7]